VOLTAR

Na Prática! #13 | Psicologia Positiva. Já ouviu falar dela?

    A Psicologia Positiva passou a ser encarada como uma área da Psicologia, em 1998, e busca colocar nosso cérebro no modo positivo para alcançarmos resultados mais relevantes em nosso dia a dia.

    Para começar a perceber como ela funciona, precisamos entender que o nosso cérebro tem quatro modos: negativo, estressado, neutro e positivo. Esses modos podem ser ativados por diferentes circunstancias ao longo de um dia.

    O pulo do gato está em percebermos quando os modos negativo, estressado e neutro estão ativados, para reprogramar o nosso cérebro, colocando-o no modo positivo.

    Funciona mais ou menos assim: se você diz para si mesmo "putz, hoje o dia vai ser bem ruim para vender", um novo pensamento subsequente se instala no seu psiquismo. Em poucos minutos, a probabilidade de outra ramificação pessimista inundar seu cérebro aumenta para 52%.

    A partir disso, você se coloca num looping de pensamentos negativos, que começam a minar toda e qualquer chance de bons resultados.

    Shawn Achor, um psicólogo especialista no assunto e também autor do best-seller O Jeito Harvard de ser Feliz (The Happiness Advantage), afirma que pessoas felizes são 31% mais produtivas e se tornam 37% melhores em vendas. Então, aí vai a primeira dica de hoje: leia esse livro, ele é fantástico.

    Mas, se você ainda não tem o livro e nem está a fim de comprar e esperar entregar, vamos melhorar a proposta com a segunda dica: quando terminar de ler essa matéria, confira o vídeo (de apenas 12 minutos) "O ingrediente secreto para trabalhar melhor", do Shawn no TED. O link está aqui, é só voltar e clicar.

    É bem provável que você termine de assistir com uma vontade enorme de começar a aplicar Psicologia Positiva hoje mesmo em seus negócios, então aí vai algumas dicas que podem ajudar a torná-la um hábito:

    Escreva uma mensagem de gratidão

    Balela? Não mesmo! A gratidão é a chave para a Psicologia Positiva. Mas, se esse exercício parece complicado para você, temos duas alternativas:

    1. Pense em uma pessoa que é muito especial na sua vida. Agora, reflita sobre por que você pensou nela e escreva uma mensagem com tudo o que gostaria de dizer para ela. Não poupe palavras nem tente esconder seus sentimentos. Depois que tiver escrito, envie pelo WhatsApp. Você pode escolher uma pessoa por semana para praticar.

    2. Se não é tão fácil assim para você revelar seus sentimentos, então pegue um caderno e escreva diariamente três motivos pelos quais você se sente grato(a) em cada dia. Mas, só três, hein! Se tiver mais, deixa pro dia seguinte. Você pode colocar qualquer motivo, não precisa ser apenas profissional: estou grata por ter saído e voltado bem para casa, estou grato porque meu filho tirou nota boa na prova, estou grato porque eu tenho onde morar, estou grata porque fechei uma venda. Em momentos difíceis, quando se sentir negativo ou estressado (lembra dos modos do cérebro?), relei as suas anotações.

    Pratique o bom humorPermita-se ser leve. Ria de si mesmo ou de besteiras, assista comédia pastelão na sua TV, caia na risada quando achar alguma coisa engraçada. Diga se algo animar você. O bom humor é um reflexo do otimismo e da gratidão, deixe-o tomar conta da sua rotina.

    Confie mais na sua capacidade Já parou na frente de um espelho e avaliou como você se enxerga? Faça o teste! Pare, olhe para o seu reflexo e diga (mesmo que em pensamento) como você se sente diante da pessoa que está ali. Busque também entender as limitações da pessoa que está à sua frente e tente aconselhá-la, o que você diria para ela se sentir melhor?

    Dê nome aos seus sentimentos para conseguir transformá-los De: hoje eu não estou legal / hoje não acordei bemPara: estou com tanta raiva, que só pra descontar ela, vou fechar mais dois negócios ainda hoje!

    Transforme pensamentos limitados em cenários novos De: é impossível vender esse segmento.Para: esse segmento é um desafio pra mim, vou encontrar uma saída.

    Reconheça pequenas vitórias De: não fechei nada hoje.Para: entrei em contato com 3 pessoas, pode ser que uma delas retorne.

    Torne-se protagonista da sua própria motivação

    De: seria diferente se eu tivesse mais ferramentas pra isso.

    Para: não tenho as ferramentas necessárias, mas se eu utilizar aquela outra ferramenta, pode dar o mesmo resultado.

    Force seu cérebro a encontrar um lado bom

    De: em fevereiro eu quase não fechei negócios.

    Para: o mês que mais fechei negócios foi janeiro.

    Quando você estiver mais feliz, se sentirá envolvido(a) com o que estiver fazendo e, consequentemente, será uma pessoa mais produtiva. Pense nisso!

    Brasil

    Tópicos relacionados:



    Defina a data de início e fim da exibição do destaque
    Defina as datas de início e fim