VOLTAR

Na Prática! #10 | Mitos sobre o home office

    Você sabia que nos 20 maiores ecossistemas de startups do mundo, em média, 26% dos funcionários trabalham de forma completamente remota? Esse dado aparece no relatório Global Startup Ecosystem Ranking 2015, feito pela Compass's. E, sim, o Brasil está no ranking, em 12º lugar.

    Ou seja: o trabalho home office é uma realidade. E, com ela, é claro que vem também algumas fake news. Então, mapeamos o que está sendo dito por aí para desmistificar por aqui. Olha só:

    Mito 1: home office diminui a produtividade

    É fácil supor que, quem está trabalhando de casa, se distrai facilmente. Ledo engano! Alguém que trabalha fora do escritório evita os cafezinhos na copa, as conversas no corredor e sofre menos influências do ambiente. Isso, porque - dentro de casa - é possível controlar o ambiente. Sabe, né? Você arruma um cantinho para usar como escritório, em um cômodo que não é passagem, combina alguns limites com o pessoal de casa e pronto! Zero barulho, zero interrupções, zero distrações e muita produtividade.

    Mito 2: pessoas em home office ficam fora de contato

    Home office quer dizer dentro de casa e não fazendo um piquenique em algum lugar. Os horários de trabalho são calculáveis e existe uma série de ferramentas que podem ajudar, desde as próprias para chamadas em vídeo até o bom e velho telefone. É possível ligar, mandar um e-mail, mensagem de WhatsApp, usar algum tipo de messenger corporativo, enfim...

    Em uma pesquisa realizada pela TINYpulse sobre a satisfação e a produtividade dos trabalhadores remotos, 52% relataram ter contato com seus gerentes pelo menos uma vez por dia, com um adicional de 34% que se reportam uma vez por semana aos gestores.

    Moral da história: a menos que o profissional seja abduzido, será possível encontrá-lo.

    Mito 3: à distância, ninguém se entende

    Trabalhar remotamente também não significa que a qualidade da comunicação vai decair. Precisamos estar atentos à maneira com que nos dirigimos uns aos outros em qualquer circunstância e sim, é possível que uma dose a mais de cuidado seja necessária. Mas, isso não significa que somente o contato presencial seja a solução.

    As telecomunicações removem opiniões pessoais sobre as outras pessoas e ajudam os profissionais a focar no trabalho que interessa. Se você é gestor de uma equipe, defina expectativas claras e conte com as ferramentas de comunicação adequadas para o seu time. Você vai ver como vai dar certo!

    Mito 4: o home office acaba com as reuniões

    Como outras formas de comunicação, reuniões, na verdade, tornam-se muito mais eficazes quando realizadas por meio da tecnologia.

    Quando um time convive no mesmo espaço diariamente, há uma falsa sensação de que a capacidade de comunicação e a atenção de todos são ilimitadas. Remotamente, é possível definir tempos específicos para tratar determinados assuntos e isso pode ser muito produtivo.

    Mito 5: em home office, o trabalho é 24/7

    Já falamos sobre isso, mas vale ressaltar. Quem tem uma tendência workaholic vai ultrapassar os limites de qualquer jeito, presencialmente ou remotamente. Existem exercícios que podem ajudar a amenizar esse vício.

    Quem opta pelo trabalho home office deve manter horários semelhantes aos do escritório e as mesmas expectativas de equilíbrio entre vida e trabalho devem ser consideradas, ok?

    Confira em Na Prática! #5 | Home Office X Saúde: como você está cuidando da sua? dicas para equilibrar a sua vida profissional e pessoal. Clique aqui.

    Brasil

    Tópicos relacionados:



    Defina a data de início e fim da exibição do destaque
    Defina as datas de início e fim