VOLTAR

Cinco benefícios do riso para a saúde física e mental

    A máxima de que rir é o melhor remédio não é apenas uma frase de efeito. Uma gargalhada ou um simples sorriso podem trazer uma série de benefícios para a sua saúde e melhorar o seu dia a dia. O Porto Seguro Saúde e o Porto Seguro Odontológico abordam neste conteúdo os benefícios do riso para a saúde e também para a autoestima.

    Rir faz bem para o coração

    Uma boa risada garante o bom funcionamento do coração. Quando você ri, os vasos sanguíneos são ampliados e o fluxo sanguíneo aumenta, contribuindo para a redução de riscos ao sistema cardíaco.

    Melhora o sistema imunológico e relaxa o corpo inteiro

    Durante o riso, o sistema imunológico é estimulado, o que reduz os hormônios do estresse e aumenta o número de células imunes e anticorpos, impactando diretamente na sua resistência às doenças. Além disso, rir provoca o relaxamento dos músculos de todo o corpo, aliviando a tensão física e mental.

    Uma risada pode, inclusive, aliviar a sua dor

    O riso libera uma substância importante no combate a dor e que promove o bem-estar: a endorfina. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, uma gargalhada pode ter ação analgésica, amenizando a sensação de dor no organismo.

    Pode aumentar a expectativa de vida

    O riso pode contribuir ainda para a longevidade. Um estudo da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, aponta que pessoas que riem ou sorriem muito durante a vida tem propensão a viver mais. Todos os benefícios citados anteriormente, se repetidos constantemente ao longo da vida, podem ampliar a expectativa de vida.

    Risada para o bem-estar mental

    São diversos os benefícios do riso para a saúde mental. Ao dar uma risada, por exemplo, o organismo diminui o cortisol, substância responsável por sentimentos negativos, como o medo e a ansiedade. O riso ainda pode estreitar laços de relacionamento e atrair pessoas positivas para o seu redor.

    Além dessas dicas, é importante estar sempre atento a sua saúde bucal. Uma boa risada fica ainda melhor com uma boca mais saudável. Por isso, faça visitas ao seu dentista regularmente e busque sempre estar em dia com a sua higiene bucal. Além dos impactos positivos para a saúde da sua boca, um sorriso saudável eleva a autoestima.



    Assessoria de Imprensa

    Brasil

    Tópicos relacionados:



    Defina a data de início e fim da exibição do destaque
    Defina as datas de início e fim