VOLTAR

Como um consórcio pode ajudar no planejamento financeiro?

    Todo ano começa com planos e metas para os 365 dias que estão por vir. Muitos de nós, aproveitam essa época para colocar no papel tudo aquilo que querem alcançar para o próximo ano - seja um carro novo, uma viagem ao exterior, uma festa de casamento, ou até mesmo o sonho da casa própria.

    Mas, o que podemos fazer para que todos esses planos possam, de fato, sair do papel? Infelizmente, algumas vezes esses objetivos se perdem no caminho, por uma série de motivos. Por trás disso, temos um vilão comum: a falta de planejamento! É por causa dela, ou por sua falta, que as mais diversas metas não se concretizam.

    Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que, depois de motivos como falta de renda, ou renda baixa, 14% dos Brasileiros não poupam dinheiro alegando imprevistos e 13% admitem não conseguir controlar gastos e juntar dinheiro no fim do mês.

    É aí que entra o consórcio, uma alternativa financeira auxiliar para diversas situações. Uma das vantagens é a ajuda na disciplina de investir ou poupar dinheiro, pois há um compromisso de pagar mensalmente algo que será revertido em um valor à vista no futuro. Isso proporciona ao consorciado maior poder de compra e faz com que ele vire um investidor de seu futuro.

    Segundo dados da ABAC - Associação Brasileira de Consórcios, só em 2018, as adesões aos consórcios ultrapassaram o número de dois milhões, as contemplações aproximam-se de um milhão e os negócios superam85 bilhões de reais de janeiro a outubro. Os números reforçam a importância do segmento como elemento propulsor das atividades da cadeia produtiva.

    Esses números que refletem o aumento da busca e a adesão por consórcios ilustram um cenário onde, como alternativa ao momento de instabilidade econômica de nosso país, pessoas podem continuar adquirindo bens, poupando e se planejando. Tudo isso, graças a isenção de taxa de juros, flexibilidade no meio de pagamento e possibilidade de lances e contemplações que façam com que o consorciado seja premiado antes mesmo de terminar as parcelas.

    Se planejar financeiramente pode ser um desafio, mas sempre é válido buscarmos alternativas seguras e inteligentes para conseguirmos alcançar nossos objetivos - o consórcio é uma delas.



    Assessoria de imprensa

    Tópicos relacionados:



    Defina a data de início e fim da exibição do destaque
    Defina as datas de início e fim