VOLTAR

Conheça o conceito de Employee Experience

    Falamos tanto de experiência do consumidor e do cliente, mas por que não pensar também na experiência de seu colaborador? É com esse propósito que o conceito de "employee experience" surgiu: para dar ainda mais visibilidade e relevância à experiência que seu funcionário tem dentro da sua empresa, desde o momento que entra, incluindo até mesmo o momento que sai. Este tema está em alta no Vale do Silício, lugar conhecido pela quantidade de empresa de tecnologia que atrai. Por isso trouxe um pouco desse conteúdo para você.

    "Employee experience" significa o conjunto de esforços e práticas para criar uma vivência relevante para as equipes de trabalho pautadas sempre na melhoria de experiência do funcionário.

    No entanto, isso ainda é um desafio para muitas empresas porque, antes de tudo, elas têm que ter bem estruturadas uma liderança e cultura que inspirem e que estejam bem delineadas. Partindo disso, será mais direcionado o caminho para proporcionar experiência aos membros de forma mais inclusiva, diversa e valorativa.

    Por isso, separei 3 benefícios ao aperfeiçoar a "employee experience" da sua empresa. Confira a seguir os efeitos que cada um terá na sua equipe:

    Engajamento e produção efetiva
    Esse benefício surge a partir de uma cultura organizacional que leve em conta as preferências dos funcionários. Esse benefício se molda a partir da escuta das pessoas dentro da empresa. Ouvir o porquê de um funcionário sempre chegar atrasado, entender os motivos dele ou dos atrasos em uma entrega é uma forma de valorizar o universo de cada membro e, assim, encontrar soluções juntos. Fazer com que o funcionário perceba o interesse da empresa em ajudá-lo é um diferencial que poderá conectá-lo ainda mais ao universo de trabalho, melhorando, consequentemente, seu engajamento e produtividade.

    Melhora o turnover
    O turnover refere-se ao índice de rotatividade de funcionários em uma empresa. Se a rotatividade for alta, algo precisa ser efeito e o "employee experience" é aliado para melhorar isso. É preciso entender o que potencializa o prazer do funcionário em estar ali e tentar ajustar seus descontentamentos. A alta rotatividade gera altos custos para a empresa. Manter uma equipe firme e feliz que queira estar ali é, acima de tudo, fundamental. Buscar ter conversas recorrentes com as equipes individualmente, até mesmo, é uma maneira de reverter um turnover alto.

    Profissional cresce, empresa cresce
    É muito comum falarmos que se a empresa cresce, um funcionário cresce, mas raramente pensamos no contrário. Quando um funcionário cresce a partir de meios que a empresa oferece para isso, mais uma vez o "employee experience" está dando resultados. Isso porque a organização está pensando no desenvolvimento pessoal, treinamentos e em sistemas de avaliação de desempenho. Por isso, é muito importante um trabalho de gestão de pessoas no seu trabalho que entenda esse valor e os efeitos dele. Tudo isso é uma maneira de reforçar a experiência do funcionário e mantê-lo satisfeito com o ambiente de trabalho.



    Pedro Gadelha é fundador de empresas e especialista em estratégias de marketing digital com foco na geração de leads para negócios locais, internacionais e eventos.

    Brasil

    Tópicos relacionados:



    Defina a data de início e fim da exibição do destaque
    Defina as datas de início e fim